Siga nossas redes

Notícias SuperFrio

10 benefícios da terceirização da operação logística refrigerada

Post Publicado Dia 25/02/22 | 16h00

 

Já pensou em investir em um operador logístico? Sabe quais os benefícios que vêm deste investimento? 

É comum imaginar que operador logístico é uma função, mas é a prestação de forma terceirizada de serviços logísticos de uma empresa para outras organizações. Existem operadores logísticos para diversos setores, por exemplo, o de comércio exterior e os automobilísticos, assim como alguns que são voltados para a logística do frio, para cadeias que precisam de câmara fria.

A terceirização da operação logística se tornou uma tendência no mercado, graças às vantagens que oferece aos negócios, beneficiando empresas e consumidores.

Quando planejada e pensada de forma estratégica, a logística é capaz de criar vantagens em relação à concorrência, o que aumenta  a competitividade da organização.

O que é a terceirização de logística e como ela é aplicada?

Terceirizar a logística significa, basicamente, delegar tarefas para uma ou mais empresas parceiras que são especialistas na área. Isso compreende, naturalmente, a distribuição dos produtos, mas também pode incluir o transporte e armazenamento de matéria-prima, componentes, mercadorias, entre outros. Bem mais do que um fornecedor, o provedor de logística é um parceiro comercial estratégico, que contribui com sua expertise de negócio e agrega tecnologia e ativos necessários.

Separamos 10 benefícios que a terceirização de logística pode trazer para a sua empresa:

Benefícios  da terceirização da operação logística

Entre os vários benefícios obtidos através da terceirização da operação logística separamos 10 para você:

1. Manter o foco no core business e na estratégia corporativa

Um dos maiores benefícios gerados pela terceirização de serviços é a possibilidade de manter gestores focados no core business. Você e sua equipe podem se  dedicar verdadeiramente ao seu negócio e à estratégia da empresa. Preocupações secundárias são compartilhadas com os parceiros, bem como a responsabilidade pela operação. Dessa forma, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para aperfeiçoar a gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados.

2. Redução de custos

Esse é, provavelmente, o benefício mais atraente para as empresas que terceirizam sua logística. Ao delegar o trabalho a um prestador de serviço, é possível reduzir custos logísticos e, em muitos casos, até mesmo substituir os custos fixos por custos variáveis.

3. Otimização dos processos

Você otimiza os processos logísticos, e economiza tempo e dinheiro, o que é fundamental para qualquer organização. Ao terceirizar a atuação, a empresa passa a ter um controle simplificado dos custos e trabalhos dessa atividade.

 4. Aproveitamento de know-how

Os prestadores de serviços possuem conhecimento específico na área contratada, são especialistas na área de logística. Sua empresa pode se beneficiar disso para corrigir falhas e aprimorar diversos pontos.

5. Aproveitamento de equipamentos

Os parceiros especializados em logística possuem equipamentos específicos para armazenagem e transporte de materiais. Dessa forma, o trabalho da sua organização é facilitado, o que reduz custos com aquisição e manutenção desses itens.

6.  Aumento na qualidade do serviço

Com a terceirização da operação logística, a sua equipe tem mais tempo para desenvolver estratégias e soluções que melhorem os serviços e produtos. Consequentemente, esse processo se reflete no aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes, gerando mais satisfação e fidelização.

7. Priorizar os investimentos

A empresa contratada investe constantemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de suas equipes para manter o diferencial competitivo na área de logística. Sendo assim, a sua empresa pode priorizar investimentos que sejam mais relevantes para o seu setor.

8. Construir parcerias produtivas

Na terceirização é possível construir parcerias com os fornecedores, para além do contrato de serviços. Ao contratar uma empresa tecnicamente especializada, que tenha conhecimento e vivência no mercado, você irá agregar valor às suas estratégias.

9. Otimizar o tempo de gestores e profissionais

Como resultado da terceirização, o tempo dos gestores e dos demais profissionais é otimizado e direcionado para outras funções,  já que algumas atividades passam a ser realizadas pelas empresas prestadoras. Podemos apontar ainda a redução da sobrecarga de trabalho, a partir de uma divisão mais adequada de responsabilidades, e com a profissionalização dos processos.

10. Expandir o negócio de forma estruturada

Em conjunto, todos os benefícios oriundos da terceirização da operação logística favorecem a expansão dos negócios. Com uma gestão focada no core business, na redução de custos, nos processos internos de qualidade e nas parcerias produtivas, é mais fácil planejar e executar ações para a expansão da sua empresa. Além disso, as prestadoras também são capazes de sustentar o crescimento da operação sem que haja a necessidade de grandes investimentos, especialmente em infraestrutura ou tecnologia.

Agora que você já sabe as principais vantagens de terceirizar a logística, que tal conversar com a equipe SuperFrio e solicitar uma cotação? Clique aqui para acessar.

Temos unidades SuperFrio localizadas estrategicamente pelo Brasil. Conheça-as!