Siga nossas redes

Notícias SuperFrio

Fevereiro roxo e laranja: Mês da prevenção e conscientização sobre a Leucemia, Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

Publicação realizada em 15/02/2023 – 13:00

 

O Fevereiro Roxo

O roxo representa a luta para sensibilização sobre o cuidado de três doenças: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer. Com sintomas e tratamento distintos, todos esses agravos têm em comum o fato de serem patologias incuráveis.

 

Lúpus

É a doença autoimune que mais atinge os brasileiros. As causas que desencadeiam o lúpus ainda são pouco conhecidas. A pessoa com lúpus produz anticorpos que atacam estruturas sadias do próprio corpo.

 

Sintomas

O lúpus pode desencadear uma série de sintomas, desde lesões na pele e queda de cabelo até problemas neurológicos e cardio vasculares. Dores na articulação são o sinal mais comum da doença e acometem cerca de 95% dos portadores. Fadiga constante e com causa desconhecida, perda involuntária de peso e febre baixa frequente também são sintomas comuns.

 

Diagnóstico

 

A detecção do lúpus é realizada por meio de análise clínica do médico associada com exames laboratoriais que identificam a dosagem de anticorpos no sangue.

 

Tratamento

 

O tratamento é feito normalmente com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides. No entanto, nos episódios mais graves, a indicação de drogas imunossupressoras pesadas é o mais recomendado. O portador de lúpus também necessita fazer acompanhamento contínuo com uma equipe de saúde multidisciplinar para minimizar os efeitos e evitar o agravamento da doença.

 

Mal de Alzheimer

 

Com maior incidência em pacientes acima de 65 anos, o Mal de Alzheimer tem esse nome em homenagem ao médico alemão Alois Alzheimer, primeiro estudioso a sistematizar os sintomas e outros detalhes da doença.

 

Sintomas

 

Os sinais do Alzheimer, de forma geral, surgem de maneira gradual, apresentando agravamento e diferentes quadros clínicos em cada estágio da doença. Na etapa inicial, é comum a perda de memória, sobretudo de fatos que acabaram de acontecer, desinteresse por atividades que geravam prazer, mudança repentina de humor, variação brusca da personalidade e perda das habilidades visuais e espaciais.

 

Diagnóstico

 

Mesmo com a ausência de um exame definitivo para detecção do Alzheimer, médicos especializados no acompanhamento desses pacientes conseguem realizar o diagnóstico com testes psicológicos e avaliação do portador. O nível de acerto do diagnóstico é de até 90%.

 

Tratamento

 

Apesar de ser uma doença incurável, o acompanhamento médico e multidisciplinar associado com o uso de medicamento aumenta a sobrevida do portador de Alzheimer, ameniza os sinais e retarda o surgimento de novos sintomas da doença.

 

Fibromialgia

 

A fibromialgia é marcada pelo aparecimento de dores crônicas e generalizadas por todo o corpo. Tem maior prevalência em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos. Pessoas com histórico de traumas psicológicos e expostas a situações de grande estresse estão mais vulneráveis à patologia.

 

Sintomas

 

Além das fortes dores por todo o corpo, os portadores da fibromialgia também sentem fadiga, falta de memória repentina e dificuldade de concentração. A doença ainda afeta a qualidade do sono.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico da fibromialgia é feito por uma avaliação do médico reumatologista a partir de relatos e sintomas apresentados pelo paciente. Alguns testes clínicos também são aplicados pelo especialista para auxiliar na maior precisão do diagnóstico.

 

Tratamento

 

A fibromialgia é incurável, mas os sintomas podem ser controlados com o tratamento especializado. Isso inclui o uso de medicamentos associado com terapias cognitivas e psicoterapêuticas, além da prática de atividades físicas leves. Acupuntura e meditação também são indicadas para o tratamento da doença.

 

O laranja que salva

 

Quanto antes, melhor. Assim, o laranja que é a cor do equilíbrio, da gentileza, nos lembra que o diagnóstico precoce salva vidas. Ele representa a luta contra a leucemia.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, cerca de 10 mil brasileiros são diagnosticados todos os anos com a doença.

E neste laranja, o que devemos sempre disseminar é que a doação da medula óssea salva. Isso mesmo, um procedimento simples, com cadastro realizado em bancos de doadores de hemocentros de todo o país, e uma vida que segue.

Em grande parte dos casos, o transplante da medula significa a cura do paciente.

 

Leucemia

 

A leucemia é um tipo de câncer que acomete os tecidos sanguíneos, acumulando células doentes na medula óssea. Hoje, esse tipo de câncer é o 9 o mais comum entre os homens e o 1 1 o entre as mulheres.

Pessoas com histórico de tratamento de cânceres com quimioterapia ou outro tipo de terapia de radiação, indivíduos com exposição a produtos químicos como benzeno, fumantes e com histórico oncológico familiar estão mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença.

 

Sintomas

 

De forma geral, os pacientes com leucemia apresentam febre ou calafrios constantes, infecções, fraqueza, perda de peso involuntária, hemorragias nasais, dor nos ossos e transpiração excessiva no período noturno.

 

Diagnóstico

 

O hemograma é o principal exame para identificação da leucemia. A realização do procedimento laboratorial é importante, uma vez que os sintomas da doença podem ser confundidos com uma gripe ou outra patologia mais leve.

 

Tratamento

 

O tratamento da leucemia é definido pelo médico de acordo com o perfil clínico de cada paciente. O processo terapêutico pode envolver desde a quimioterapia até o transplante da medula óssea.

 

Cuide-se!