Siga nossas redes

Expansão de CSC no Brasil: Entrevista da SuperFrio para o IEG

Nos últimos anos, houve um aumento notável na expansão dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) no Brasil. Em 2022, o país registrou um crescimento impressionante de 100% em relação a 2017 no número de empresas ativas, totalizando cerca de 20 milhões de empreendimentos, de acordo com o Ministério da Fazenda. Esse crescimento é impulsionado por vários fatores, incluindo um ambiente favorável ao empreendedorismo, acesso facilitado a financiamento, mudanças políticas governamentais e a resiliência das empresas durante a pandemia de COVID-19.

A digitalização e a tecnologia desempenham um papel crucial nesse crescimento, permitindo a criação de negócios online e abrindo oportunidades de crescimento anteriormente inexploradas. Essa transformação digital não apenas melhorou a eficiência operacional, mas também possibilitou novos modelos de negócios e alcance de mercados globais. Investir em melhorias contínuas, especialização e expansão internacional é estratégico para atrair investidores e contribuir com o retorno de investimento (ROI) e o preço das ações da empresa. No entanto, é fundamental que esse crescimento seja planejado e gerenciado.

A SuperFrio participou de uma entrevista presencial com o IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), representada pelos especialistas Murilo Migliorucci Controller e Gerente

Executivo do CSC da SuperFrio e Carmen Caroline Key User,  para entender o cenário da empresa em relação à Expansão do CSC (Centros de Serviços Compartilhados), uma estrutura organizacional que trabalha para várias empresas e unidades, padronizando processos e informações, além de controlar suas atividades.

A implementação da estrutura de CSC começou em 2018 e conforme novas unidades SuperFrio foram sendo adquiridas, houve a integração e centralização de todas as coligadas. Em 2022, com a implementação do BPMS (Business Process Management System), foi possível aumentar a capacidade de atendimento e eficiência. 

Hoje, a SuperFrio possui 40 unidades espalhadas por todo território nacional, com uma metodologia bem clara e definida, adaptando a estratégia e o nível de foco conforme a complexidade e porte do novo target. Assim, com a expertise dos especialistas de CSC nos processos de cada área, é possível atender a múltiplos projetos ao mesmo tempo, mantendo a conformidade e adaptabilidade. Nesse sentido, entretanto, os especialistas de CSC da SuperFrio enfatizam que é sempre um grande desafio equalizar a cultura e a governança para a comunicação e o alinhamento das mudanças.

Nos últimos anos, a SuperFrio alcançou seus objetivos de expansão e está expandindo o escopo do CSC, absorvendo atividades de unidades operacionais, com resultados promissores, mas ainda é preciso melhorar a eficiência dos processos.

Murilo e Carmem informam que para isso, é importante “ter uma equipe alinhada ao propósito e objetivos da companhia e do cliente, além de sua capacitação durante os períodos dos projetos de integração, a fim de evitar problemas de sobrecarga na equipe e garantir a flexibilidade de acordo a quantidade e complexidade dos projetos.”“Na SuperFrio, acreditamos firmemente na importância da abordagem “Gente e Gestão” – um compromisso com a valorização, desenvolvimento e bem-estar das pessoas que moldam nossa organização“, destacam.

O crescimento notável dos Centros de Serviços Compartilhados no Brasil está impulsionando empresas como a SuperFrio a expandir sua presença e aprimorar a eficiência de seus processos. Com uma equipe comprometida e especializada, a SuperFrio está no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Se você busca por soluções completas de logística refrigerada, considere a SuperFrio como seu parceiro logístico. Acesse o site e saiba mais.

 

Compartilhe