Siga nossas redes

Notícias SuperFrio

Logística Fria: entenda o serviço prestado pela SuperFrio

Post Publicado Dia 03/03/22 | 16h00

 

A SuperFrio é uma empresa que trabalha com logística fria. Você sabe o que isso realmente significa?

Há menos de três décadas, os distribuidores de produtos frios possuíam câmaras de congelados que, na sua enorme maioria, não baixavam de -13°C e as de resfriados paravam em +2°C, que, em tese, permitiam a conservação dos produtos na estocagem, porém não garantiam sua conservação durante o transporte entre a produção, armazenamento, distribuição e ponto de comércio. Nesses, a situação era preocupante, pois eram mínimos os equipamentos de conservação e a quase totalidade era de câmaras de manutenção de mercadoria resfriada de qualidade duvidosa. A situação era crítica, porém a não exigência de prazo de validade, impedia que os consumidores percebessem o risco que corriam.

 A partir dos anos 90 essa realidade foi modificada e o que vemos hoje são instalações eficientes, com enorme ganho na geração de frio com custos reduzidos. Podemos citar ainda, as novas técnicas de verticalização da armazenagem, a disponibilidade de equipamentos eficientes de movimentação horizontal e vertical de mercadorias.

Atualmente, a logística fria é utilizada em uma variedade múltipla de setores industriais, envolvendo a movimentação de mercadorias em ambientes com temperatura controlada.

O que é a Logística Fria e quais setores utilizam esse serviço?

A logística fria é tudo o que envolve a movimentação de produtos, desde a fabricação, carregamento, transporte, armazém frio e entrega no cliente final.

O fornecimento do serviço de logística fria confiável requer uma ampla gama de equipamentos, um conhecimento profundo da legislação que rege este tipo de transporte, conhecimento detalhado das restrições e alto grau de inovação para sempre se manter como o melhor atendimento do setor.

   Inúmeros setores usufruem dos benefícios que contratar uma empresa de logística fria traz. Apesar de muitas pessoas acharem que só o setor de alimentos usam esse serviço, várias outras áreas fazem uso da logística fria, tais como:

  • Insumos diversos
  • Indústria química;
  • Farmacêutica;
  • Produtos de cuidado pessoal e higiene;

Além desses, existem ainda alguns outros tipos de mercadorias que também requerem cuidados em um transporte refrigerado.

Como a SuperFrio trabalha? 

    Utilizamos o que há de mais avançado em tecnologia da informação, contando com infra de ponta e um dos melhores softwares de gerenciamento de operações de armazém do mundo: o WMS JDA.

  Com uma malha e um sistema eficiente de gestão de distribuição fracionada, integrados com ERP, TMS e sistemas dos clientes. Tudo isso possibilita visibilidade, gestão e rastreamento real-time das informações sobre estoque, status e performance das operações e entregas. Além disso, nossas salas de máquinas são dimensionadas para atender a adequada geração de frio e possuímos equipamentos de alta qualidade e tecnologia.

    Para atuar no ramo de logística fria de maneira qualificada, a SuperFrio mantém o Sistema de Gestão da Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, tendo como premissa básica as normas técnicas da série ISO e é orientado por uma política integrada. Dessa maneira, a empresa consegue gerir suas operações de forma sistêmica, integrando todas as suas áreas. Isso permite demonstrar o comprometimento com a satisfação dos clientes, colaboradores e acionistas. A gestão é voltada para o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e flexibilidade de adequação aos processos e requisitos específicos dos clientes.

 Nossas instalações são dotadas com o que há de melhor em equipamentos de refrigeração, garantindo o atendimento dos requisitos de temperatura dos produtos congelados, resfriados e climatizados através das câmaras de armazenagem, preservando a qualidade de acordo com as normas vigentes e com as suas expectativas.

   Quando falamos no setor alimentício, a SuperFrio possui o programa HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) que está integrado no Sistema de Gestão da Qualidade, que visa garantir a segurança dos produtos, que tem como base os requisitos das normas FSSC 22000 e BRC, ambas reconhecidas pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

    Sabemos que um processo eficaz de um sistema de segurança de alimentos implica no cumprimento prévio de programas de pré-requisitos, seguido da análise e identificação dos possíveis riscos de contaminações e perigos inerentes aos produtos. Dessa forma, a SuperFrio estabelece em seguida um plano detalhado com as medidas de controle preventivas para a efetiva implementação do sistema, e a melhoria contínua é realizada através do acompanhamento e verificação pela Equipe de Segurança de Alimentos e Comitês Operacionais. A empresa investe ainda no auxílio de consultoria qualificada que possui elevado conhecimento e inovação para atingir a melhoria contínua, através do desenvolvimento de programas de pré-requisitos, novos processos e fluxos com o objetivo de atender as normas de segurança dos alimentos vigentes.

Quais são os serviços oferecidos pela SuperFrio?

  A SuperFrio possui tecnologia de ponta, além de unidades estrategicamente localizadas. Essas características são fundamentais para a alta qualidade dos serviços oferecidos. Conheça-os:

Armazenagem com temperatura e umidade controlada

Tenha à sua disposição câmaras multi-temperaturas com alta tecnologia de frio para atender às suas operações de produtos congelados, resfriados, climatizados e secos. Possui rigoroso controle de qualidade, de acordo com as normas existentes, o que garante a excelência operacional e a integridade dos produtos.

Exportação, importação e reinspeção

A SuperFrio destaca-se como importante entreposto frio nacional credenciado pelo SIF e possui habilitações para o Mercado Comum, Europeu, Rússia, Chile entre outros principais mercados de exportação.

Distribuição fracionada

Clientes SuperFrio que utilizam os serviços de picking e de crossdocking podem contar com uma robusta malha de distribuição e tecnologia de ponta. Um sistema inteligente de TMS otimiza a roteirização, o compartilhamento de cargas e o atendimento de grades pré-definidas. Também faz a interação com a ferramenta mobile para monitorar todos os veículos e entregas com report assistido ao motorista e aos clientes. Tudo para evitar devoluções e oferecer informações precisas e confiáveis em tempo real.

Picking

Está preparada para atender complexas operações de armazém, inclusive o fracionamento de pedidos, com grades de atendimento D + 0. A SuperFrio utiliza o que há de melhor de WMS no mundo: JDA. E tem apropriadas estruturas de armazenagem que garantem o atendimento com acuracidade, agilidade e alta performance.

Cross docking

Para atender a necessidade logística de produtos de alto giro, a SuperFrio desenvolve soluções customizadas para a operação de cross docking com a garantia de agilidade, baixo custo e qualidade.

Co-packer

A SuperFrio possui uma moderna estrutura para embalagem, reempacotamento, montagens de kits e inspeções em temperatura e umidade controladas. Tem como clientes em seu portfólio grandes cases do segmento de chocolate e lácteos, entre outros.

Recuperação de frio

A SuperFrio tem poderosas casas de máquina que respeitam a particularidade de cada produto. Isso permite um alto desempenho na recuperação de frio, com devido controle e atendendo as exigências sanitárias dentro dos prazos e demandas do cliente.

A SuperFrio é especialista em entregar soluções. O que você está esperando para conseguir a sua? Solicite sua cotação aqui.