Siga nossas redes

Notícias SuperFrio

Servitização: o que é e para que serve?

Publicação realizada em 24/10/2022- 13:00

 

A Revolução 4.0, ou 4ª Revolução Industrial, trouxe novas demandas para os negócios e empresas. Nessa nova Era, grande parte das soluções são baseadas em Inteligência artificial, robótica, nuvem e internet das coisas. 

É nesse cenário que alguns serviços ganharam espaço e importância. Hoje falaremos sobre um deles: a servitização. Neste artigo mostraremos o que esse termo significa e para que serve. Boa leitura! 

O que é servitização?

A servitização é um termo usado para descrever o processo de transformação da mudança da venda de produtos para a entrega de serviços. O componente de serviço torna-se cada vez mais importante nos modelos de negócios. 

Serviços como manutenção e logística estão cada vez mais acoplados e conectados aos produtos fabricados e, precisam contar com plataformas digitais que automatizam e otimizam todos os processos.

A primeira vez que o termo servitização foi utilizado era no final do século XX, mais precisamente em 1988 pelos autores Sandra Vandermerwe e Juan Rada. 

Os autores argumentam que os fabricantes precisam, em primeiro lugar, se diferenciar dos concorrentes e, mais importante, reter a sua base de clientes e aumentar os níveis de diferenciação. 

Por que utilizar a servitização?

Apesar de ter mais de três décadas de utilização, a servitização ganhou muito mais espaço nos últimos anos.  Ela se tornou uma estratégia comum para as empresas melhorarem a satisfação do cliente e aumentarem os lucros, reinventando completamente o modelo de negócios de manufatura. 

Com equipamentos cada vez mais complexos e de alta tecnologia, os clientes esperam mais do que nunca uma grande experiência no serviços de seus revendedores de equipamentos e produtos. 

Em vez de se concentrar apenas na venda, os fabricantes estão redefinindo sua estratégia para atender às necessidades crescentes dos clientes. Sua solução? Vender todo um sistema de suporte de serviço de campo em torno de um produto. 

Como é a servitização oferecida pela SuperFrio?

Para a SuperFrio, servitização significa ofertar pacotes combinados de serviços logísticos com foco nos clientes, criando valor para toda a cadeia. 

Nossos serviços são ideais para as empresas que buscam a cada dia, ter maior agilidade e confiabilidade de serviços junto aos seus clientes e consumidores. 

Os custos de uma servitização são atrativos quando colocamos a satisfação e a experiência memorável do cliente como uma meta a ser conquistada.

SuperFrio tem na servitização uma alavanca estratégica uma vantagem competitiva. Geramos capacidades e recursos que nos habilitam a ajustar e atender às demandas de um novo mercado emergente.

Solicite uma cotação!